ÁREA DO ASSOCIADO
CPF:
SENHA:
RECUPERAR SENHA
06.06.2019
Porto Alegre, 6 de junho de 2019.
URGENTE!!!
COMUNICADO “VP GESTÃO DE PESSOAS” EMITIDO EM 30/05/2019 – TRANSFERÊNCIA (REALOCAÇÃO) DE FUNCIONÁRIOS DA MATRIZ, CENTRALIZADORAS E FILIAIS PARA A REDE NEGOCIAL (AGÊNCIAS BANCÁRIS, ETC.).
No último dia 30/05/2019, foi formalizado comunicado por parte da VP GESTÃO DE PESSOAS endereçado aos VP / DIRETOR, com título de “Equalização da Força de Trabalho”.
Tal comunicado tornou-se público apenas no dia 31/05/2019, a partir da circulação da notícia da seleção de funcionários lotados na Matriz, Centralizadoras e Filiais para transferência (realocação) para a Rede Negocial (agências, etc.).
Na avaliação da diretoria e da assessoria jurídica da ANBERR, o comunicado que retrata a decisão dita “estratégica” por parte da CEF contém uma série de contradições (inclusive no que diz respeito aos prazos estabelecidos), além de pecar pela mais absoluta ausência de transparência dos critérios da seleção e ausência de negociação com as entidades que representam a categoria profissional.
Em face de relatos até então colhidos, há suspeita a respeito de suposta pressão e assédio por parte da CEF para que trabalhadores aderissem contra a sua vontade ao PDV/2019 (cujo prazo para adesão encerra em 07/06/2019), especialmente os funcionários já aposentados e cuja remuneração representa hoje encargo trabalhista e previdenciário significativo para a CEF - normalmente, os funcionários mais antigos com gratificação de função elevada ou aqueles que já incorporam a gratificação de função.
Igualmente, há notícia de que funcionários que já aderiam ao PDV/2019 teriam sido selecionados para o processo de realocação (transferência) – o que revela por si só grande contrassenso.
Em suma, o comunicado vem causando grande apreensão perante os funcionários da CEF.
Para tanto, neste primeiro instante e em caráter de URGÊNCIA, a ANBERR consulta e solicita que os seus associados informem /denunciem, caso eventualmente sintam-se prejudicados (explicando suas razões) por terem sido selecionados para participar do processo de realocação (transferência) das unidades da Matriz, Centralizadoras e Filiais para a rede negocial (agências bancárias, etc.).
A denúncia deverá ser formalizada, até às 12 horas do dia 07/junho, mediante o envio de correspondência eletrônica para a ANBERR no endereço financeiro@anberr.org.br.
A partir do retorno por parte dos seus associados (ao longo do dia de hoje e até o meio dia desta sexta-feira), a ANBERR estudará a eventual utilidade e viabilidade jurídica de ajuizamento de ação judicial com o objetivo de suspender este processo de realocação.
Evandro Luiz Agnoletto – Presidente da ANBERR.
Francisco Loyola de Souza – Assessor Jurídico (CCM Advogados).